quarta-feira, 13 de julho de 2011

Projeto Hábitos de Higiene


ESCOLA ESTADUAL ARAL MOREIRA










PROJETO: Hábitos de Higiene








Professoras: Naira de Oliveira, Eliane Mendes Barbosa, Marilda Fretes, Keila Malhada e Maila Indiara
Disciplina: Educação Física, Artes e Produção Interativa









Julho - 2011


ESCOLA ESTADUAL ESTADUAL ARAL MOREIRA







PROJETO: Hábitos de Higiene







Professoras: Naira de Oliveira, Eliane Mendes Barbosa, Marilda Fretes, Keila Malhada e Maila Indiara
Disciplina: Educação Física, Artes e Produção Interativa




 




















Julho -2011









IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Nome do projeto: Hábitos de Higiene
Responsável: Professora Eliane Mendes Barbosa, Marilda Fretes, Maila Indiara do Nascimento Keila Malhada e Naira de Oliveira
Público alvo: Estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Período de realização: 1º bimestre do ano letivo


JUSTIFICATIVA
Partindo do princípio que uma boa saúde contribui para o desenvolvimento e o aprendizado dos educando, o Projeto Hábitos de Higiene: Hábitos Importantes para a nossa Saúde, busca estimular uma prática participativa de modo que as orientações para os estudantes sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo e de sua realidade, facilitando assim a apropriação do conhecimento e respeito a si mesmo.
Enfocando a importância de certos hábitos que irão contribuir para uma vida saudável o estudante estará motivado a colocá-lo em prática com regularidade, melhorando assim suas condições de vida e também do lugar onde vive com sua família. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar e autoestima. É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura em sala de aula, na escola e na comunidade. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial.


OBJETIVO GERAL:
O projeto tem o objetivo de oportunizar ao educando situações por meio dos quais ele possa estabelecer relações entre o desenvolvimento de hábitos de higiene corporal, organização do ambiente, de integração com a família, escola, comunidade e colocar em prática o aprendizado do projeto em seu cotidiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
-
Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
- Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
- Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo, valorizando as atitudes relacionadas com o bem estar individual e coletivo;
- Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
- Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
- Adotar hábitos de auto cuidado;
- Valorizar a cooperação nas atividades realizadas como forma de aprendizagem;
  • Produzir textos sobre o tema.
  • DESENVOLVIMENTO:
A metodologia adotada foi embasada nos Referenciais Curriculares da Educação Básica, buscando a interdisciplinaridade e a preparação do indivíduo enquanto cidadão consciente e atuante dentro da sua comunidade.
Antes de desenvolver o projeto serão feitos os seguintes questionamentos aos estudantes:
_ O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
_ Qual a parte do meu corpo que devo lavar na hora do banho?
_ Que cuidados deverei ter com meus cabelos, unhas e dentes?
_ Como devem estar às roupas que uso para ir à escola?
_ Que roupas deverei usar para dormir? E para passear?
_ Como devem ser as roupas nos dias de frio e de calor?
 Os estudantes assistiram a vídeos musicais sobre os temas: Lavar as Mãos, Tomar Banho, Escovar os dentes e Prevenção contra o piolho. Os vídeos foram baixados do You Tube e foram elaborados exclusivamente para a orientação (de forma lúdica) quanto à higiene das crianças em faze de alfabetização.
Seguindo aos vídeos, os estudantes serão levados a refletirem sobre seus próprios hábitos de higiene, seguindo de atividades para melhor fixação do conteúdo como desenhos, quebra cabeça, caça – palavras, cruzadinhas,produção de  textos e músicas que envolvam o tema trabalhado. Após assistirem aos vídeos, demonstrarão o aprendizado em forma de desenho. Finalizando com uma apresentação de fantoche tema: João Porcalhão, ou a apresentação dos Amigos da Higiene:
Amigos da Higiene”, com os seguintes personagens: sabonete, chuveiro, escova dental, pente, pasta dental, xampu e papel higiênico, e com o texto a seguir:
SABONETE: Olá Amiguinhos! Tudo bom? Vim aqui com minha turminha para conversarmos um pouco sobre hábitos de higiene. Vocês sabem o que é higiene? Vou chamar meu amiguinho chuveiro para explicar.
CHUVEIRO: Oi! Que pessoal bonito! Bem, higiene é cuidar bem do corpo, tomar banho, escovar os dentes, cortar as unhas...
ESCOVA DENTAL: “Péra” aí! Opa! Olá pessoal... Eu sou muito importante, vocês sabem para que eu sirvo? Sou importante para escovar os dentinhos todos os dias, com minha amiga pasta.
PASTA DENTAL: É! Eu sirvo para deixar os dentes bem limpinhos e sou muito importante para não deixar o bichinho da cárie entrar nos dentinhos!!
ESCOVA: É isso ai!! Juntos, nós tiramos toda a sujeira dos dentes! E tem mais, amiguinho: devemos ser usadas sempre por vocês, após comerem algum lanche e antes de dormir!
PENTE: Oi!! E eu, sou quem?? Sabem pra que sou usado? Sou usado para manter um visual bonito, o cabelinho penteado e arrumadinho... Todo mundo me usa aqui??
SHAMPOO: É. O pente é muito importante mesmo!! Nós dois trabalhamos juntos para deixar o cabelo bonito e livre dos piolhos!!!
PENTE: E para o cabelo ficar sempre limpinho, devemos lavá-lo muito bem e no mínimo 3 x por semana amiguinhos!!
PAPEL HIGIÊNICO: Ei! Não se esqueçam de mim!!!! Sou o papel higiênico e devo ser usado quando se vai ao banheiro!
TODOS: Nós formamos a equipe da limpeza!!!! Junto com vocês, vamos acabar com a sujeira!!
SABONETE: E não esqueçam!
TODOS: Cuidar do nosso corpo é muito importante!!!! Tchau!!!!
As atividades serão classificadas de acordo com o desenvolvimento- ano dos estudantes.
Temas a serem enfocados:
Banho
A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A consequência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna.
Enfocar a importância do banho diário e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico. Proporcionar opções de banhos em outros recipientes, de acordo com a realidade do estudante.

SUGESTÕES:

Realização na sala de aula de uma exposição de produtos de limpeza em geral.
Devem fazer uma composição em forma de colagem, sobre os produtos de higiene pessoal.
Ouvir a música: hora do banho (Xuxa), conversa aberta sobre os benefícios do banho.
Contar para os alunos a historinha da “Estrelinha Azul”.
"A Estrelinha Azul"
Certa ocasião, no céu grande e bonito, o Sol, depois de uma dia de muito trabalho, acordou a branca Lua e recomendou:
- Amiga Lua, estou cansado e preciso dormir um pouco. Tome conta do céu e não o deixe ficar escuro.
A Lua levantou-se sem demora. Bateu palmas e chamou as estrelinhas.
- Depressa, meninas, dizia ela.   Depressa! Lavem-se ligeiro e escovem-se para brilharem bastante. Lembrem-se de que temos que tornar nosso céu claro e brilhante!
As estrelinhas apareceram correndo e todas, muito alegres, começaram a lavar-se e a escovar-se. E, coisa maravilhosa, `a medida que se limpavam, brilhavam cada vez mais. E como ficavam lindas! Todas não: havia uma que estava feia, ainda muito suja! Era a Estrelinha Azul.
A Lua logo que a viu, falou zangada:
- Venha cá, Estrelinha Azul. Como é que você está assim tão suja, tão cheia de pó?
A Estrelinha Azul estremeceu de medo e respondeu atrapalhada:
- É que ontem eu estava brincando de escorregar nas nuvens e fiquei cheia de poeira...
- Ontem? Disse dona Lua mais zangada ainda. Que vergonha!...Então você dormiu assim?...Não faça mais isto!...E limpe-se depressa, que está muito atrasada.
Estrelinha Azul saiu ligeiro de perto de dona Lua e, enquanto andava, resmungava:
- Não gosto de me lavar!! Não gosto de me escovar!... Não quero andar limpa!
- Não diga tal coisa! Falavam-lhe as amiguinhas. Não sabe, então, que quando estamos limpinhas nossa luz é vista da Terra? A estas horas todos lá devem estar olhando para nós, achando nosso céu lindo, lindo!
  Mas, nem assim a estrelinha quis ficar limpa e fugiu depressa, toda suja, procurando esconder-se de dona Lua.
Escureceu mais ainda e o céu ficou cheinho de estrelas brilhantes. Entretanto, havia um cantinho escuro onde nada brilhava. Era o lugar da Estrelinha Azul Lá estava ela, mas tão suja, que ninguém podia ver a sua luz. E assim estava o céu, quando no meio da noite, passou o vento gritando:
- Vai chover! Vai chover!
- Depressa, depressa! Falou dona Lua às estrelas. Escondam-se atrás das nuvens para não se molharem.
E as estrelinhas muito nervosas, corriam de cá para lá até ficarem bem escondidinhas na nuvem grande.
  Dona Lua contou-as .Faltava uma! Quem será?...Estrelinha Azul!
  Onde estaria ela? A cuidadosa Lua olhou para uma lado e para o outro. Nada! Não via coisa alguma...Então suspirou muito triste, procurando esconder-se também. Lá, no cantinho escuro do céu estava a Estrelinha Azul, com muito medo da chuva. Ela não queria molhar-se, mas não enxergava o caminho para voltar para sua casa, a nuvem grande.
- Ah! Se a dona Lua me enxergasse, ela me buscaria! Dizia, chorando. Mas, assim como estou, ninguém me vê! Nunca mais eu ficarei suja, nunca mais!
Nisto aconteceu uma coisa maravilhosa! Enquanto ela chorava, lágrimas foram escorregando pelo seu rostinho, lavando-o. E começou a brilhar e seu brilho foi se espalhando pelo céu. Do lugar onde estava, dona Lua viu aquela luz azul fraquinha e, toda contente, gritou bem alto:
- Venha, Estrelinha Azul, aqui está a nuvem grande! Corra, a chuva vem chegando!!
 Estrelinha Azul, ouvindo a voz de dona Lua, olhou e viu a nuvem grande iluminada agora pelo seu brilho azulado. Correu depressa e escondeu-se bem escondidinha. E a chuva chegou, molhando tudo, no céu e na Terra. Enquanto chovia, a estrelinha foi depressa tomar banho e escovar-se para que brilhasse como as outras estrelas. Choveu, choveu muito.
Quando parou de chover, a estrelinha saiu correndo de trás da nuvem grande. E lá na Terra, as pessoas olhavam para cima, e diziam:
- Vejam a chuva parou e há uma estrela no céu. E como brilha!
Logo as outras estrelas foram saindo de trás das nuvens e se espalharam no céu, brilhando cada uma em seu lugar.
Porém, entre todas, a Estrelinha Azul chamava a atenção, pelo seu brilho diferente, de linda cor azulada.
E, desse dia em diante, logo que levantava , a estrelinha dizia:
- Limpinha eu sou. E com razão. Pois gosto da água. E do sabão!
Após a história fazer os seguintes questionamentos:
1--Por que a Estrelinha Azul não brilhava como as outras estrelas?
2-O que aconteceu com ela, quando o vento disse que ia chover?
3-Como é que a Estrelinha Azul voltou a brilhar?
Em seguida as crianças devem realizar uma história em quadrinhos, ilustrando a história ouvida.

 Unhas
Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.
Roupas
O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal.

SUGESTÕES:

- Mostrar a importância do sol na higiene da roupa.
- Destacar a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um lugar para guardar roupas sujas.
- Mostrar a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos,correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos,espinhos, pedras, etc.
  • Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão,lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.


Dentes
Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde. A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes. Existe a necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, pelo fato de que o dente de leite estragado pode prejudicar os novos dentes que virão.
Sugestões:
- Destacar os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a si e aos outros pelo mau hálito.
Cabelos
Devem ser cortados habitualmente. E lavados com xampu ou sabão diariamente, ou então, duas vezes por semana, para que fiquem limpos, cheirosos e bem cortados. Os cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
Sugestões:
(STE) jogos sobre higiene...
AVALIAÇÃO:
Será feita através de conversa, diálogo, participação de todos e percepção de mudança de hábitos diários de higiene desenvolvidos no projeto, bem como a utilização dos trabalhos realizados durante o projeto, com os critérios de avaliação da escola.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Internet, Atividades pedagógicas propostas em livros didáticos. Referencial Curricular da Educação Básica.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário